segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tipos de Ensino Aberto e à Distância

Existe uma série de termos para descrever o tipo de ensino que envolve algum tipo de método de aprendizagem aberta e que utiliza, em maior ou menor grau, técnicas de ensino aberto e à distância.
Instituição de modalidade única:
· constituída para oferecer programas de estudo à distância;
· existe alguma interacção presencial, mas é frequentemente opcional;
· os processos de ensino e aprendizagem são “mediados” de alguma forma:
por texto impresso, incluindo correspondência;
por meios áudio, incluindo a rádio (num só sentido, em dois sentidos), cassetes, telefone ou audioconferências;
por meios vídeo, incluindo a televisão (num só sentido, em dois sentidos), cassetes, ou videoconferências; e,
por computador, incluindo a formação baseada em computador, e-mail, conferência por computador, ou a Internet;
· caracteriza muitas das “megauniversidades” do mundo, incluindo a Indira Gandhi National Open University (IGNOU), a Universitas Terbuka, Sukhothai Thammathirat Open University (STOU), e a United Kingdom Open University (UKOU).
Instituição com duas modalidades de ensino
· oferece duas modalidades:
uma que utiliza métodos tradicionais presenciais baseados na sala de aula;e,
uma que utiliza métodos à distância;
· oferece o mesmo curso em ambas as modalidades, com exames comuns;
· considera os dois tipos de aluno como distintos: internos e externos; e,
· pode, ou não, permitir registos “cruzados”.
Instituição de modalidades mistas
· oferece aos alunos uma ampla escolha de modalidades de estudo independente, baseado em grupo, ou uma combinação; e, presencial, mediado, ou uma combinação;
· maximiza a flexibilidade do local e ritmo de estudo;
· é o resultado da “convergência “ entre as modalidades presencial e à distância;e,
· caracteriza, cada vez mais, as organizações que antes eram de “modalidade única” ou de “duas modalidades”.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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