quinta-feira, 10 de abril de 2008

Funções do Ensino Aberto e à Distância

Independentemente da dimensão do programa, da unidade ou da instituição que efectua o desenvolvimento e a implementação de um sistema de ensino aberto e à distância, têm de ser realizadas as seguintes tarefas, para as quais se destacam alguns aspectos importantes:
Obter e gerir financiamentos e outros recursos
· subsídios, recuperação de custos (autofinanciamento);
· maiores custos de desenvolvimento e de arranque; e,
· custo relativamente alto do apoio humano
Desenvolver ou adquirir programas e cursos
· é necessário um tempo de desenvolvimento considerável até ao desenvolvimento e produção em larga escala;
· a aquisição ou locação de cursos de outros fornecedores de ensino aberto e à distância pode constituir uma utilização mais eficiente dos recursos; e,
· diversidade de abordagens, desde utilizar um único autor até trabalhar com grandes equipas de especialistas.
Recrutamento e promoção
· analise e avalie as necessidades da sua potencial população de alunos;
· disponibilize informações no local e no momento exactos;
· forneça informações suficientemente exactas acerca do tempo, do custo e do esforço necessários;
· forneça informações suficientemente exactas acerca de quando, onde e como se envolver; e,
· tranquilize os alunos potenciais acerca da legitimidade e credibilidade.
Produção, reprodução, armazenamento e distribuição física dos materiais
· os requisitos dos materiais de curso podem exigir a utilização de texto impresso, de áudio, vídeo ou de programas informáticos;
· a distribuição pode exigir a utilização do correio, de estafetas, de empresas de transporte, de telecomunicações, de transmissões de rádio ou televisão, de satélites;
· produção e reprodução de materiais envolve um gasto avultado de tempo; e,
· necessidade de equipamentos e pessoal especializado para armazenar, manusear, embalar, enviar e efectuar inventários.
Inscrição e registo
· o processo varia entre simples listas manuais até sistemas electrónicos complexos;
· datas de inscrição fixas ou contínuas; e,
· várias opções de entrega disponíveis.
Ministrar programas e cursos
· é necessária uma comunicação em dois sentidos;
· avaliação e feedback;
· colaboração com outras agências;
· serviços de biblioteca; e,
· sistemas de registo.
Fornecer apoio aos estudantes
· apoio pessoal, tal como opiniões e aconselhamento;
· apoio académico, tal como tutoria, classificação e exames; e,
· apoio presencial ou mediado.
Examinar, atribuir créditos e conceder credenciais
· gama de opções de créditos disponíveis;
· requisitos para exames e avaliações de classificação; e,
· envolvimento de associações profissionais e de agências externas.
Avaliar e rever processos, procedimentos, programas e cursos
· desempenho do aluno;
· satisfação do aluno;
· cumprimento de metas e objectivos; e,
· resistência à mudança.
Formação e desenvolvimento do pessoal
· orientação e ajustamento a novas tecnologias e métodos; e,
· conhecimento das vantagens e das limitações das operações de ensino aberto eà distância.

Debate: Existem muitas maneiras de designar e descreverestas funções; as aqui fornecidas são apenas sugestões.Amplie a sua lista com exemplos recolhidos da sua própriaexperiência e das experiências dos participantes.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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