quarta-feira, 2 de abril de 2008

Um Método Sistemático de Ensino Aberto e à Distância

Um método sistemático define as condições para progredir de forma ordenada. Um método sistemático também reconhece que todos os componentes do sistema estão interligados. Uma alteração num componente, irá reflectir alterações nos outros.

Os programas, as unidades e as instituições de ensino aberto e à distância utilizam um modelo faseado para a resolução de problemas.
análise ==> concepção ==> desenvolvimento ==> aplicação ==> avaliação ==> revisão
Análise: um exame pormenorizado de todas as facetas do problema

· Qual é o problema a resolver?
· Trata-se de um problema instrucional ou ambiental?
· Quem tem o problema?
· Quais são os recursos disponíveis para resolver o problema?
· Que constrangimentos ou limitações existem?
Resultado da fase analítica:
· uma identificação clara do problema
· uma descrição pormenorizada da população alvo
· uma identificação dos recursos e dos constrangimentos

Concepção: requer a preparação de uma solução pormenorizada

· Quem é o público alvo e as outras partes interessadas?
· O que é que a solução irá conseguir?
· O que mudará, para os participantes, depois do curso ou do programa?
· Como é que os participantes irão alcançar os objectivos?
· Como é que o curso ou programa irá ser desenvolvido?
· Como é que saberemos se a solução é eficaz?
Resultado da fase de concepção:
· um plano pormenorizado, descrevendo como, quando, por quem e a que custo o problema irá ser resolvido

Desenvolvimento: deve responder a perguntas dos tipos seguintes:

· Que estratégias, meios e métodos irão ser utilizados para cada objectivo ou tarefa?
· Que recursos de aprendizagem irão ser necessários?
· Onde, quando e como é que os alunos irão receber feedback à medida que forem pondo em prática os respectivos conhecimentos?
· Onde, como e quando é que irão ser efectuadas actividades de avaliação?
· Quais serão as consequências do êxito ou do fracasso, ou de ambos?
· Como é que a instrução irá ser avaliada e revista?
Resultado da fase de desenvolvimento:
· um pacote completo de curso ou programa, incluindo todos os materiais, instrumentos, equipamentos, planos de entrega, apoio aos estudantes, avaliação de estudantes e avaliações de curso.
Aplicação: aplicar a solução

· Existem todos os recursos necessários (humanos, físicos, financeiros)?
· Estão prontos todos os mecanismos de recolha?
· Estão prontos os mecanismos de resolução de problemas e de registo?
Resultado da fase de aplicação:
· registos de progresso e de desempenho dos alunos
· dados a partir de uma série de fontes (por exemplo, registos e soluções)
· outros dados de avaliação (por exemplo, entrevistas, questionários)
Avaliação: não como um “acrescento”, mas sim como parte integrante

· Até que ponto é que o sistema responde às metas acima identificadas?
· Em que medida é que responde às necessidades dos alunos e das outras partes interessadas?
· Dispõe de informações específicas em quantidade suficiente? Como irá obtê-las?
· Que alterações específicas podem ser efectuadas para melhorar o sistema?
Resultado da fase de avaliação:
· análises de registos e de dados
· soluções específicas, incluindo estimativas de prazos, custos e recursos.

Revisão: incluindo uma revisão de todas as decisões e actividades das fases anteriores.

· Será que as análises originais estavam completas e correctas?
· Será que as circunstâncias se alteraram suficientemente para necessitarem uma revisão profunda das análises?
· Que alterações, modificações ou melhoramentos se tornam necessários à luz dos dados da avaliação?
· Será que existem recursos suficientes para levar a cabo as alterações recomendadas?
· Que acções devem ser tomadas?
Resultado da fase de revisão:
· curso ou programa revisto, incluindo os materiais do curso, o plano de apoio e avaliação dos alunos, e um plano de avaliação do curso revisto.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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