quinta-feira, 17 de abril de 2008

Exercícios Práticos

Categorização das diversas instituições
Instruções: Divida os participantes em pequenos grupos de trabalho (um máximo de cinco por grupo). Dê, a cada grupo, um conjunto de três case studies – uma instituição de modalidade única, uma instituição com duas modalidades e uma instituição de modalidades mistas – sem designar as instituições como tais. Peça a cada grupo que:
· chegue a acordo acerca da categoria que pensa ser mais apropriada para cada uma das três instituições;
· enuncie as principais características de cada instituição que justificam a atribuição da categoria;
· apresente as conclusões a todo o grupo.
Utilize as conclusões dos grupos de trabalho como trampolins para lançar um debate acerca dos desafios suscitados pela definição do ensino aberto e à distância.
Tempo: Consoante o nível de domínio da língua e a experiência dos participantes, o trabalho em pequenos grupos pode demorar até um máximo de uma hora.
Materiais: Case studies; quadros folheáveis ou slides, e marcadores.

Aplicação às próprias instituições
Instruções: Peça aos participantes que utilizem meia hora, trabalhando cada um por sua conta, para descreverem o programa em que trabalham, em termos de saber de que maneira a instituição de apoio (ou departamento ou faculdade) realiza as nove funções de um sistema de ensino aberto e à distância que foram debatidas nos últimos tópicos. Com base nessa descrição, peça- lhes que trabalhem com um parceiro para determinarem que tipos de alterações deverão ser efectuadas em cada uma dessas funções, para fazer com que as respectivas instituições funcionem mais eficientemente em termos de ensino aberto e à distância.
Tempo: Um total de uma hora, meia hora para o trabalho individual e meia hora para a discussão em parceria.
Materiais: Papel e caneta ou lápis para cada participante.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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