terça-feira, 29 de abril de 2008

Princípios do Desenho Instrucional


Um bom desenho instrucional nada mais é do que um bom ensino. Os bons professores tendem a seguir as mesmas orientações. Será que os seus participantes concordam com a lista seguinte?
Considerações preliminares
Antes de iniciarem uma lição, os bons professores consideram:

· as capacidades prováveis dos respectivos alunos;
· o nível de instrução dos alunos;
· o respectivo nível actual de conhecimentos;
· o respectivo enquadramento social e cultural; e,
· a motivação e interesse que manifestam.

Definir as tarefas
Nessa base, os bons professores definem, em seguida:

· a tarefa final e global dos alunos;
· as principais componentes dessa tarefa;
· as condições ao abrigo das quais cada tarefa componente será realizada; e,
· o nível de desempenho pretendido para cada tarefa.

Análise das tarefas
Em seguida, os bons professores analisam cada tarefa componente:

· eliminando as tarefas que os alunos já são capazes de realizar;
· seleccionando as tarefas mais importantes e críticas; e,
· indicando o que os alunos serão capazes de fazer ou de realizar em resultado da lição.
Estruturação da lição
Para que uma lição seja eficaz, o professor deve:

· partilhar os objectivos da lição com os alunos; e,
· ensinar seguindo uma ordem lógica, utilizando um esboço de lição como o que se segue :

Exemplo de Esboço de Lição

A. Introdução
1. entregar os materiais
2. analisar a aprendizagem anterior
3. motivar, tornando-a
a. breve
b. relevante
c. estimulante (por exemplo, colocar uma questão)
B. Corpo principal da lição
fornecer informação
utilizar pequenos passos
interromper frequentemente para fazer perguntas e tecer comentários
utilizar auxiliares de ensino
a. para ilustrar
b. para simplificar
c. para variar os temas
d. para dar oportunidades de prática e de feedback
e. para resumir
f. para fornecer oportunidades para referência futura
fazer planos de contingência para
a. o que fazer com qualquer tempo extra
b. determinar quais os itens essenciais se houver falta de tempo
C. Conclusão
tratar dos pontos difíceis
resumir
mencionar o conteúdo e a relevância da lição seguinte
testar
a. na aula
i. fazer perguntas a toda a aula
ii. ser claro e exacto
iii. pedir uma resposta breve
iv. encorajar
v. evitar embaraçar os alunos
b. depois da aula, avaliar
i. se deve alterar algo na maneira como ensinou a lição
ii. se conseguiu o que pretendia.

Durante a lição
Quando ensinam, os bons professores têm o cuidado de:

· comunicar claramente;
· organizar correctamente;
· estabelecer a ligação entre a aprendizagem anterior e a actual;
· encorajar os alunos a participarem;
· facultar prática e oportunidades de praticar;
· evitar a monotonia;
· fazer destaques;
· demonstrar o seu próprio interesse;
· utilizar auxiliares de ensino eficazmente;
· reiterar os pontos importantes;
· fazer perguntas; e,
· manter-se flexíveis.

Debate: Será que os seus participantes concordam com esta lista? Em que pontos é que estas orientações diferem quando são aplicadas ao ensino aberto e à distância?
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

0 comentários: