segunda-feira, 10 de março de 2008

Introdução ao Ensino Aberto e à Distância: O Conceito de Ensino Aberto e à Distância

Definições
Não existe uma definição única para o ensino aberto e à distância. Na realidade, existem muitas maneiras de definir a expressão. Contudo, a maior parte das definições têm em conta as seguintes características:

· separação entre o professor e o aluno, em termos de tempo ou lugar, ou de tempo e lugar.

· acreditação institucional; isto é, o ensino é acreditado ou certificado por uma instituição ou agência. Este tipo de aprendizagem distingue-se da aprendizagem através do esforço do próprio aluno, sem o reconhecimento oficial de uma instituição de ensino.

· utilização de vários media para apoiar a aprendizagem, incluindo texto impresso, emissões de rádio e televisão, cassetes vídeo e áudio, aprendizagem baseada em computador e telecomunicações. Os media devem ser testados e validados antes de serem utilizados.

· a comunicação em dois sentidos, que permite aos alunos e tutores interagirem, sendo diferente da recepção passiva de sinais transmitidos. A comunicação pode ser síncrona ou assíncrona;

· possibilidade de encontros presenciais para tutorias, para a interacção aluno-aluno, para estudo em biblioteca, em laboratório ou para as sessões práticas; e,

· utilização de processos industriais; isto é, nas operações de aprendizagem aberta e à distância em larga escala, o trabalho é dividido e as tarefas são atribuídas a vários membros do pessoal, que trabalham em conjunto, integrados em equipas de desenvolvimento de materiais.

Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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