quarta-feira, 12 de março de 2008

Distinguir os Tipos de Ensino Aberto e à Distância (Parte 1 de 3)

A expressão ensino aberto e à distância e a respectiva definição são relativamente novas na área da educação, tendo-se destacado apenas nos últimos 15 a 20 anos. A linguagem e os termos utilizados para descrever as actividades de ensino à distância podem ainda ser confusas, e as respectivas diferenças geográficas de utilização – por exemplo, entre a América do Norte e a Europa, - podem acrescentar ainda mais à confusão. Entre os termos mais habitualmente utilizados relativamente ao ensino aberto e à distância, encontram-se os seguintes: ensino por correspondência, aprendizagem em casa, estudo independente, estudos externos, educação contínua, ensino à distância, auto-instrução, educação de adultos, educação baseada em tecnologia ou mediada, educação centrada no aluno, ensino aberto, acesso aberto, aprendizagem flexível e aprendizagem distribuída.
Ensino por correspondência, estudo em casa e estudo independente
Estes métodos de aprendizagem à distância têm as seguintes características:
· existem há mais de um século;
· baseiam-se em materiais autónomos para auto-estudo. Os alunos não devem sair de casa para estudar; e,
· são frequentemente baseados em material impresso, com comunicações por via postal ou pelo telefone. Contudo, podem utilizar uma série de meios de contacto entre o tutor e o aluno, incluindo o sistema postal, o telefone, o correio electrónico, emissões de televisão e rádio, e cassetes vídeo e áudio.
Exemplo: Ao longo dos últimos 15 anos, muitos programas universitários da América do Norte têm alterado os nomes dos respectivos programas por correspondência com títulos mais actuais, tais como ensino aberto e à distância ou estudo independente.
Estudos externos
A expressão estudos externos:
· aplica-se ao ensino leccionado fora de um campus central, tal como uma sala de aula remota do campus, e,
· inclui uma série de opções de leccionação, tal como conferências áudio, vídeo ou por computador ou o estudo em casa.
Exemplo: O Centre for External Studies da Universidade da Namíbia é responsável pela programação do ensinoa berto e à distância.
Educação contínua
A expressão educação contínua:
· aplica-se, geralmente, a uma educação que não obtém créditos;
· refere-se a cursos que podem ser leccionados no campus ou à distância; e,
· tem significados variados.
Ensino à distância
A expressão ensino à distância:
· refere-se apenas a metade da equação do ensino aberto e à distância: o ensino aberto e à distância abrange não só o ensino, mas também a aprendizagem; e,
· destaca o papel do professor, e não o do sistema.
Auto-instrução
A expressão auto-instrução refere-se a um processo em que:
· os materiais conduzem os alunos, passo a passo, através de um processo de aprendizagem;
· os exercícios de auto-avaliação constituem uma das características centrais;
· a instrução pode ser baseada em papel ou em computador.
Exemplo: A Faculdade de Medicina da Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia, disponibiliza uma série de pacotes de auto-instrução, através de uma instrução assistida por computador, acerca de tópicos como o sistema circulatório. Muitas escolas de línguas oferecem pacotes de auto-instrução que consistem em materiais impressos e cassetes ou ficheiros áudio.

Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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