sexta-feira, 7 de março de 2008

Introdução ao Ensino Aberto e à Distância: Perspectiva Geral

1. Perspectiva Geral
Estes materiais destinam-se a apoiar um debate introdutório acerca do tópico do ensino aberto e à distância. O debate está dividido em duas partes.

A primeira parte trata do conceito de ensino aberto e à distância, através da definição dos termos e da distinção entre vários tipos de ensino aberto e à distância, seguida pelo estabelecimento de cada tipo ao longo de um contexto de tempo e lugar. As diversas secções da primeira parte podem ser utilizadas da seguinte forma:

· A secção de definições centra-se nas seis características comuns à maior parte das definições de ensino aberto e à distância. Pode ser que pretenda reformular essas definições, ou acrescentar-lhes algo. Por exemplo, o debate acerca da acreditação poderá mostrar como o ensino aberto e à distância envolve tanto o ensino como a aprendizagem, e que, por isso, é totalmente diferente da aprendizagem autónoma. Um debate sobre a comunicação em dois sentidos pode suscitar questões acerca de teorias de aprendizagem, que são fulcrais nos métodos à distância. Um debate sobre os processos industrializados pode constituir o ponto de partida para discutir as maneiras pelas quais a função de ensino, no ensino aberto e à distância, é reconfigurada como desenvolvimento de cursos e fornecimento de cursos, o que distingue o ensino aberto e à distância dos outros métodos de ensino e aprendizagem mais convencionais.

· A secção de distinções fornece materiais destinados a ajudá- lo a estabelecer um vocabulário de trabalho para o seu workshop. São fornecidos alguns exemplos, mas poderá utilizar exemplos retirados da sua experiência pessoal e das experiências dos participantes.

· A secção acerca do contexto de tempo e lugar constitui uma oportunidade para discutir os sistemas de leccionação possíveis no ensino aberto e à distância. Também aqui, poderá retirar exemplos da sua experiência pessoal e dos seus participantes.

A segunda parte é dedicada aos tipos de sistemas de ensino aberto e à distância, e pode ser utilizada da seguinte forma:

· A primeira secção apresenta uma lista das vantagens proporcionadas pelo ensino aberto e à distância. Esta secção destina-se a suscitar um debate acerca dos problemas que os participantes esperam que o ensino aberto e à distância os ajude a resolver.

· Em seguida, são estudadas as aplicações do ensino aberto e à distância, através de um método sistemático que reconhece que todas as partes de um sistema se encontram interligadas.

· Depois, a lista de funções fornece uma maneira de descrever e designar as tarefas envolvidas na operação de um programa de ensino aberto e à distância. Poderá preferir utilizar outra lista. Mas, o que está em causa é sublinhar de que modo a distância influencia o desempenho dessas funções.

· Por fim, são descritos os modelos ou tipos de instituições e programas de ensino aberto e à distância. Também aqui, sem dúvida, terá muitos exemplos a oferecer, e poderá utilizar esta oportunidade para fazer com que os participantes comecem a pensar sobre o modelo de ensino aberto e à distância em que estão a operar ou pretendem operar.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

1 comentários:

Sónia Sequeira disse...

Boa Tarde

Antes de mais os meus parabêns pelo blog, e pelos temas aqui tratados.
Isto porque o e-Leaning é a ferramenta ideal para cursos cujos conteúdos são técnico-operacionais. As formações em temas e objetivos ligados a comportamentos e atitudes devem ser ministrados por meio de cursos presenciais, o sistema de formação virtual tem muitas vantagens, estou a falar de:
Democratização da informação;
Informação disponível 24 horas por dia em 7 dias por semana;
Independência geográfica;
Redução de custos;
Constante atualização da informação;
Recursos multimédia como facilitadores da aprendizagem.

Muitas empresas já perceberam o potencial da Internet e da Intranet para a formação dos seus funcionários e utilizam a esta tecnologia no dia-a-dia, em muitos casos em todos os níveis da organização. "Todo tipo de empresa pode adotar o e-Learning, mas o ROI - Retorno Sobre o Investimento - é maior nas médias e grandes Empresas, com filiais espalhadas pelo Pais.

Para quem se interessou em fazer um curso online, uma boa opção é CapacidadeLógica. São mais de 30 cursos, de várias áreas de actuação e níveis hierárquicos.

Continuem assim e espero que o vosso leque de actuação cresça como até agora tem crescido e desenvolvido.

Cumprimentos,

Sónia Sequeira