segunda-feira, 3 de março de 2008

Carreiras em e-Learning: Para Melhorar - Habilidades

Para Melhorar
O que significa ser bom em e-Learning? Quais são as habilidades e as competências-chave necessárias para ser bem sucedido no uso da tecnologia para desenvolver pessoas? A partir dos Modelos para a Aprendizagem de Tecnologias, um modelo de trabalho básico em e-Learning é composto de oito habilidades e sete competências. Embora esta lista não se aplique a todo trabalho de e-Learning ou situação, estabelece uma ampla visão da profissão. Ela identifica um conjunto primário de habilidades de e-Learning e competências pessoais que podem levar ao sucesso.

As habilidades neste trabalho modelo incluem:

Liderança. A habilidade de liderar e administrar equipas, projectos, departamentos, e organizações. Isto pode incluir formulação de estratégia, vínculos para objectivos de negócios, gestão detalhada de projectos, procura de talentos, e responsabilidade pelos lucros e prejuízos.

Consultoria. A habilidade de identificar e entender os públicos, os gerentes de negócios, as ameaças, e os factores críticos de sucesso para iniciativas em e-Learning. Estas habilidades estabelecem os parâmetros de negócio dentro da qual a iniciativa será julgada.

Design Instrucional. A habilidade de projectar iniciativas de e-Learning que sejam relevantes para públicos diferentes, que façam o melhor uso de tecnologias educacionais, e alcancem os resultados esperados. Estas iniciativas podem ser e-cursos de ILT, apresentações sustentadas por ferramentas, sistemas de gestão de conhecimento, mentoring, sistemas blended, ou cursos assíncronos (WBT).

Desenvolvimento. A habilidade de escrever, organizar e desenvolver o storyboard do conteúdo de uma iniciativa de e-Learning, interacções, feedback, e outros recursos. Esta é uma das habilidades mais demoradas, difíceis e negligenciadas.

Produção de multimédia. A habilidade de trazer imagens, gráficos, sons, vídeo, e animação para programas de e-Learning. É preciso muita coordenação entre as tecnologias, pois existem
diferentes plataformas, ferramentas, e assuntos relacionados a multimédia.

Ferramentas de software e tecnologia. A habilidade de organizar todas as partes da solução de e-Learning, de forma que possa ser eletronicamente entregue. Isto pode incluir o uso de sistemas de autoria, linguagens de programação, repositórios de conteúdo, sistemas de gestão de aprendizagem, aplicações de sala de aula virtual, e ferramentas de colaboração.

Entrega. A habilidade de oferecer instrução, ou elementos de formação para iniciativas de e-Learning. Isto pode ser realizado por sessões síncronas, sessões de formação misturadas (blended), apresentações pré-programadas, respostas de e-mail para perguntas/actividades, ou fóruns.

Implementação. A habilidade de assegurar que as iniciativas de e-Learning serão usadas e alcançarão os resultados esperados.

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