terça-feira, 4 de março de 2008

Carreiras em e-Learning: Para Melhorar - Competências

Por sua natureza, as competências são menos tangíveis que as habilidades. Mas, assim como as habilidades, elas podem ser desenvolvidas, refinadas e ajustadas. Enquanto as habilidades são frequentemente de importância primária para se conseguir um novo trabalho, as competências são a chave para se avançar dentro da organização. Existe uma relação entre habilidades de e- Learning e competências onde o todo é maior que a soma de suas partes.

Competências que um profissional de e-Learning deve desenvolver:

Comunicação Efectiva. Iniciativas de e-Learning geralmente envolvem pessoas que trabalham em diferentes partes da organização, com uma variedade de tarefas, sob deadlines. Neste ambiente, a habilidade de se comunicar abertamente, frequentemente, e eficazmente é vital.

Espírito de equipa. Por causa da variedade de habilidades exigidas em iniciativas de e-Learning, os indivíduos trabalham como parte de uma equipa multidisciplinar ao invés de trabalharem como contribuintes individuais. A equipa deve funcionar eficazmente para os projectos serem entregues no tempo certo, dentro do orçamento e dos objectivos.

Multitarefa. Os dias de trabalhos únicos, bem definidos e unidimensionais estão terminados. As companhias procuram indivíduos que possam realizar multitarefas e multiprocessos. Isto às vezes é difícil para as pessoas muito rígidas ou muito estruturadas na sua abordagem para tarefas.

Síntese de conteúdo. Um ingrediente essencial para um designer instrucional bem sucedido é a habilidade de sintetizar e seleccionar o que é importante dentro de uma grande quantidade de informações. Quando os desenvolvedores focam as idéias centrais, os alunos não são bombardeados com informações triviais e podem concentrar-se no que é verdadeiramente importante.

Criatividade. Criatividade é sempre uma habilidade importante, adiciona outra dimensão às soluções de e-Learning. O e-Learning emprega várias tecnologias de multimédia e interacções centrais para a maioria de soluções, por isso, existem muitas oportunidades para seduzir e atrair os alunos de maneiras novas e diferentes. O e-Learning deve caminhar de um simples propagador de cursos existentes para abordagens mais criativas e inovadoras.

Perspectiva de negócios. Quanto mais profissionais de e-Learning puderem pensar como homens de negócios, melhor. Isto não significa sacrificar as raízes educacionais ou habilidades
artísticas, mas quer dizer que devemos falar a mesma língua dos executivos que patrocinam e
financiam as nossas iniciativas de e-Learning.

Compromisso com a aprendizagem. Ferramentas, tecnologias, e métodos mudam a toda a hora. Os indivíduos devem preocupar-se em ficar sempre no nível superior da sua profissão, devem manter-se actualizados, acompanhando as novidades à medida que elas acontecem. Eles devem tornar-se profissionalmente ‘frescos’, sempre renovando e recarregando a sua energia e conhecimento.

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