quinta-feira, 8 de maio de 2008

Modelos de Desenho Instrucional (Parte 2 de 2)

Deverá utilizar-se materiais existentes?

Estratégias referentes aos materiais

Os materiais de curso em programas de ensino aberto e à distância podem ser fornecidos de três maneiras:

· adoptando materiais existentes;
· adaptando materiais existentes; ou,
· criando materiais originais.

Essas estratégias encontram-se descritas seguidamente, juntamente com as respectivas vantagens e limitações, e com outros factores que podem influenciar a tomada de decisão. Essas estratégias constituem um todo linear, com a adopção de materiais numa extremidade, a criação na outra, e com a adaptação de meteriais pelo meio.
Exemplo: A maior parte dos cursos criados “de raiz” recorrem a alguns materiais existentes, tais como livros de estudo ou cassetes vídeo. Quase todos os cursos que são “adoptados” sofrem um determinado grau de adaptação.

Estratégias de Adopção de Materiais no Ensino à Distância
Estratégia
Adopção
de materiais existentes

Vantagens
·
pode ser mais barato
· requer menos tempo
· pode fornecer um modelo
· não é necessário pré-testar
· os erros já foram eliminados
· poupança de trabalho, menos desgastante para o pessoal
· reduz os tempos de preparação
· fonte de novas ideias
· oportunidades de colaboração
· pode oferecer uma qualidade impossível de obter de outra maneira

Desafios
·
pode não ser relevante para as necessidades
· pode não ser adequado cultural e contextualmente
· pode ser necessário testar a adequação
· pode matar a criatividade a nível local
· priva o pessoal local de um sentimento de posse e de responsabilidade
· pode omitir áreas com conteúdos cruciais
· pode deixar de ser impresso enquanto ainda são precisas cópias
· pode ter custos ocultos, por exemplo, a estrutura de apoio
· pode promover a dependência
· pode incitar os planeadores a um lançamento prematuro

Outros factores
·
estatuto e prestígio
· síndroma de “não inventado aqui”
· custo de aquisição ou locação comparado com a produção “de raiz”

Estratégias de Adaptação de Materiais no Ensino à Distância

Estratégia
Adaptar
materiais existentes

Vantagens
· proporciona um avanço à partida e reduz o tempo de preparação
· fornece modelos e ideias
· pode ser fácil de converter
· pode seleccionar-se a partir de materiais disponíveis
· poupança de custos
· pode ser melhorado através da adição de componentes
· pode aumentar a adequação
· pode ser actualizado
· a redacção pode ser melhorada sem se ter de produzir um curso totalmente novo

Desafios
·
continuam a ser necessários conhecimentos de especialistas
· a alteração pode reduzir a qualidade
· pode ser desvantajoso em termos de custo e tempo
· não fomenta o desenvolvimento de capacidades locais
· pode não ajudar no desenvolvimento de um programa coerente
· os níveis podem não ter correspondência

Outros factores
·
questões de acreditação
· controlo e propriedade do curso
· questões de direitos de autor
· credibilidade do fornecedor

Estratégias de Criação de Materiais no Ensino à Distância

Estratégia
Criar
materiais originais

Vantagens
· susceptível de corresponder melhor ao público alvo
· mais susceptível de ser culturalmente relevante
· actualizado
· exclusivo
· reforça a capacidade e a autoconfiança locais
· mais fácil de modificar

Desafios
·
é a opção mais dispendiosa
· os tempos de preparação são maiores
· pode colocar mais stress na equipa de desenvolvimento
· a quantidade de trabalho pode ter sido subestimada
· requer um pessoal formado e especializado
· requer o desenvolvimento de capacidades e de conhecimentos específicos
· necessidade de persuadir as pessoas de que vale a pena
· requer recursos adequados

Outros factores
·
custos de arranque
· estatuto da empresa, agenda política
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

0 comentários: