terça-feira, 18 de março de 2008

Distinguir os Tipos de Ensino Aberto e à Distância (Parte 3 de 3)

Ensino aberto
A filosofia educacional do ensino aberto, destaca a necessidade de dar aos alunos escolhas acerca:
· do meio ou do media, quer seja impresso, on- line, por televisão ou vídeo;
· do local de estudo, quer em casa, no trabalho ou no campus;
· do ritmo de estudo, quer rápido ou não estruturado;
· dos mecanismos de apoio, quer através de tutores a pedido, de audioconferências, ou de aprendizagem assistida por computador; e,
· dos pontos de entrada e saída.
Acesso aberto
A expressão acesso aberto implica uma ausência de:
· requisitos formais de admissão;
· credenciais anteriores; e,
· um exame de admissão.
Aprendizagem flexível
A expressão aprendizagem flexível destaca a criação de ambientes de aprendizagem com as seguintes características:
· convergência de métodos de aprendizagem abertos e à distância, dos media e das estratégias de ensino presencial;
· filosofia centrada no aluno;
· reconhecimento da diversidade dos estilos de aprendizagem e das necessidades dos alunos;
· reconhecimento da importância da equidade no currículo e na pedagogia;
· utilização de uma variedade de recursos de aprendizagem e de media; e,
· criação de hábitos e capacidades de aprendizagem para toda a vida, tanto para alunos como para o pessoal docente.
Aprendizagem distribuída
A expressão aprendizagem distribuída:
· coloca em destaque a aprendizagem em si, em vez do tipo de tecnologia utilizado ou a separação entre o professor e o aluno;
· possibilita a aprendizagem fora das salas de aulas; e,
· quando combinada com modalidades de ensino presencial em salas de aula, torna-se em aprendizagem flexível.
Debate: Pode, juntamente com os participantes, dar uma série de exemplos acerca de tipos de sistemas de ensino diferentes a partir das vossas experiências em ensino aberto e à distância.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

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