terça-feira, 25 de março de 2008

Contexto de Tempo e Lugar

Os programas de ensino aberto e à distância situam-se algures entre dois contextos: o contexto de tempo, e o contexto de lugar. O contexto de lugar tem,por um lado, todos os alunos e o respectivo tutor ou instrutor reunidos no mesmo local, e, por outro lado, todos os alunos e o respectivo tutor ou instrutor situados em locais diferentes. O contexto de tempo tem, por um lado, todos os alunos e o respectivo tutor ou instrutor a interagirem em “tempo real”, isto é, ao mesmo tempo, e, por outro lado, todos os alunos e o respectivo tutor ou instrutor a interagirem em momentos diferentes.
Seguidamente iremos demonstrar como esses dois contextos se intersectam. A maior parte dos fornecedores de ensino aberto e à distância utilizam uma combinação entre os quatro cenários.

Cenários de Ensino Aberto e à Distância

Mesmo lugar e mesma hora: Ensino em sala de aula, tutoriais e seminários presenciais, workshops e escolas residenciais.
Mesmo lugar, mas horas diferentes: Centros de recursos de aprendizagem, que os alunos visitam quando querem.
Lugares diferentes, mas mesma hora: áudio e videoconferências; televisão com vídeo num só sentido e áudio em dois sentidos; rádio com capacidade de escuta-resposta; e tutoriais telefónicos.
Lugares diferentes e horas diferentes: Estudo em casa, conferência por computador, apoio tutorial por e-mail e por comunicações fax.
Publicado por: The Commonwealth of Learning e Asian Development Bank

0 comentários: